História da África

Imagem relacionada


A história do Brasil, tal qual é entendida pela historiografia nacional, é indissociável da história da África. O mesmo serve para a história dos povos nativos. Os povos africanos, com os seus idiomas, as suas culturas, as suas religiões etc. marcam presença na identidade brasileira tanto quanto o português, os povos nativos e outros povos que para cá vieram.

Numa tentativa de reparação histórica e, acima de tudo, de reconhecimento da própria identidade, a lei 10.639 de 2003 estabeleceu a obrigatoriedade do ensino da "história e cultura afro-brasileira" nos ensinos fundamental e médio.

No entanto, a história da África ainda é um tema pouco trabalhado nas salas de aulas do nosso pais. A pouca atenção dada à disciplina tem muitos motivos e não cabe aqui a análise de um cenário tão complexo. As tentativas, em geral pontuais, muitas vezes esbarram na falta de material para a formação dos próprios professores. Um exame superficial nos mostraria que a disciplina História da África não é trabalhada de forma aprofundada em muitos dos nossos cursos.

Tentando ajudar nesta carência, indico a excepcional Coleção História Geral da África lançada pela UNESCO e dividida em 8 volumes. 
  

Volume 2: África Antiga.






Volume 8: África desde 1935.

Bons estudos.


Comentários

  1. Parabéns pela iniciativa. Devemos incentivar o estudo de História de África q todos. Não é possível apenas vivermos no Eurocentrismo. É uma história riquíssima e apaixonante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Fernando. Espero que goste do conteúdo. Caso tenha alguma recomendação, por favor, deixe aqui para que compartilhemos com todos. Grande abraço.

      Excluir
    2. Parabéns professor Washington, excelente artigo. De fato, a noção que se tem do nativo africano em nossa história, bem como na história mundial, é exclusivamente associada à escravidão.
      A coleção citada, de fato, dá uma nova visão sobre a história africana, essencialmente.

      Excluir

Postar um comentário