Estudo da História e a constante atualização (Parte 1)

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Quem escolheu o curso de História, ou outra disciplina relacionada às Humanidades, tem consciência de que a formação continuada não passa apenas pela pós-graduação. A necessidade de atualização é um dos pilares da construção de um bom profissional. O mesmo serve para todas as outras profissões.

Quando se pensa em leitura, há uma frase que os professores repetem incessantemente "Os alunos não leem!". Ora, é uma frase forte e, muitas vezes, verdadeira. Mas, fica a pergunta: Os professores leem? Pesquisas breves apontam que o hábito da leitura também não é muito difundido entre os profissionais da educação

Situação difícil. Porém, existem algumas respostas para a questão. 

Vou pular a falta de tempo, pois quem trabalha em média 40 horas por semana, tem uma vida desgastante e agitada. Lê quando pode e o que pode. Contudo, o ideal é sempre ler.

O preço dos livros, em geral, assustam. R$ 50,00 reais é uma média (intuitiva, não fiz pesquisa sobre o assunto!) alta para um salário baixo. Deixemos este ponto em aberto, pois cada um sabe onde aperta o sapato.

Entretanto, há uma saída para a atualização sem precisar dispor de dinheiro: são os periódicos das universidades brasileiras. Eles estão digitalizados e oferecem oportunidade de atualização constante. Para além destes periódicos, há outros portais interessantes para troca de material didático.

Repartirei esse tópico em uma série de seis artigos, na tentativa de organizar as listas de acordo com as regiões do Brasil. Certamente, a lista estará incompleta, pois pretendo colocar as universidades federais e estaduais. Justamente por isso, vossos acréscimos serão muito bem vindos. 

O primeiro portal que entendo ser relevante é o Scielo (Scientific Electronic Library Online ou Biblioteca Eletrônica Científica Online) é uma biblioteca digital de livre acesso, que segue o modelo comparativo de publicação de periódicos científicos de diferentes campos do conhecimento. O projeto visa desenvolver uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico. Diversos países fazem parte da iniciativa, o que torna o portal ainda mais rico e interessante.
      
Outro portal interessantíssimo é o REMADIH - Repositório de Material Didático para o Ensino de história, criado pela Universidade Federal de Alfenas. Nele, o professor pode encontrar dezenas de aulas temáticas de História. Como é um material aberto, ele também recebe contribuições de docentes de todo o Brasil.

Há também o portal da USP Lemad: Laboratório de Ensino e Material Didático  igualmente rico em materiais didáticos para os professores.

Por fim, para os interessados na historiografia, o portal do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil (IHGB) é de grande valor. 

Espero que gostem do acervo.

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